top of page

Projeto residencial unifamiliar

 

Localiza-se na cidade de Rosário, Maranhão-MA.

 

O partido do projeto foi o pedido da família cliente, uma casa com alpendre, conjunto à aplicação da arquitetura bioclimática, visto que esta tipologia funciona bem nesse aspecto em regiões onde o clima exige sombreamento e ventilação natural no interior da edificação, que é o caso do local do projeto.

O alpendre protege as paredes externas da radiação solar direta durante parte do dia. Os quartos foram setorizados na planta da casa de forma a receber os raios solares apenas durante a manhã. As esquadrias foram projetadas de forma a regular a ventilação natural no interior da casa, de acordo com a necessidade.

Devido ao grande telhado e ao índice pluviométrico local, foi proposto o reaproveitamento de águas pluviais com reservatório próprio. As chamadas águas-cinza poderão ser utilizadas nos vasos sanitários e em torneiras para limpeza da área externa.

O sistema de esgoto sanitário foi pensado a partir de uma solução de fossa séptica biodegradável, com sumidouro, visto que a localidade não possui rede pública de esgoto sanitário.

Em todo o projeto busquei propor soluções de baixo impacto ambiental, de acordo com as limitações e necessidades dos clientes.

FACHADA 2.png
FACHADA 1_pessoa.png
Corte 2.png

As esquadrias das fachadas principal, posterior e lateral direita compõem um dos aspectos principais do projeto. Tomei como referência a porta holandesa (como é conhecida aqui no Brasil), que é uma porta dividida em duas metades: superior e inferior.

Nesta releitura, ela foi dividida em 3 partes de 1,05m de altura. As duas folhas inferiores totalizam a altura padrão de 2,10m. A camada externa é composta de 6 folhas de madeira e a camada interna de 6 módulos de madeira com tela, para evitar a entrada de insetos. Os 12 módulos que compõem cada esquadria podem abrir  e fechar independentemente.

Corte 1.png
Esquadria2.png
bottom of page